No dia primeiro
de novembro a Igreja celebra a Solenidade de Todos os Santos. Devido a sua importância quando dia primeiro não é
domingo a solenidade é transferida para o domingo seguinte. No Missal Romano
temos sua fundamentação: “A Igreja é
indefectivelmente santa: Cristo amou-a como sua esposa e deu-se a si mesmo por
ela a fim de santificá-la; por isso todos na Igreja são chamados à
santidade. A Igreja prega o mistério pascal nos santos que sofreram com Cristo
e com Ele são glorificados; propõe aos fiéis seus exemplos, que atraem todos ao
Pai por meio de Cristo, e implora por seus merecimentos os benefícios de Deus.
Hoje numa só festa celebram-se, junto com os santos canonizados, todos os
justos de toda raça e nação, cujos nomes estão inscritos no livro da vida (cf.
Ap. 20,12)”.
A
liturgia da celebração eucarística de Todos os Santos é um convite a compartilharmos o júbilo celeste dos santos
e a saborear a sua alegria de estarem diante de Deus, contemplando-o face a
face. Recordando que os santos não são
somente aqueles reconhecidos ou canonizados pela Igreja, mas a multidão dos
salvos, de todas as épocas e lugares. Sem dúvida, não faltam entre os
filhos de Deus maus exemplos, mas é nos santos que se reconhece e se revela os
autênticos filhos de Deus. Escreve São João na primeira carta (3,1-3): “Vede
que grande presente de amor o Pai nos deu: de sermos chamados filhos de Deus! E
nós o somos! […] mas nem sequer se manifestou o que seremos! Sabemos que,
quando Jesus se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque o veremos tal
como ele é”.
A solenidade de Todos
os Santos e Finados oferecem uma oportunidade para meditar sobre a vida
eterna. Talvez o homem contemporâneo, empoderado com tantos recursos
tecnológicos, possa considerar a vida eterna como pertencente a uma mitologia
superada e a presença de Deus no mundo seja considerada coadjuvante. Por outro
lado, a existência humana, por sua natureza está orientada para algo maior e
que transcende o mundo imediato e material. No ser humano existe um desejo que não se apaga e nunca é saciado, como a justiça, a verdade, o respeito à
dignidade humana, a felicidade, a eternidade. Não nos conformamos com a
morte e o que mata. Convivemos com injustiças que não se consegue eliminar
neste mundo, mas se almeja que a justiça divina seja feita.
A celebração de Todos
os Santos remete à vida eterna.
Como entendê-la? “A Vida eterna, para nós cristão, não indica, contudo, somente
uma vida que dura para sempre, mas sim uma nova qualidade de existência,
plenamente imersa no amor de Deus, que liberta do mal e da morte e nos põe em
comunhão infinita com todos os irmãos e irmãos que participam do mesmo Amor.
Portanto, a eternidade pode estar já presente no centro da vida terrena e
temporal, quando a alma, mediante a graça está unida a Deus, ser derradeiro
fundamento” (Bento XVI).
A santidade é uma graça proveniente do
batismo e ao mesmo tempo uma missão, uma meta a alcançar. Como podemos nos
tornar santos, amigos de Deus hoje? O Papa Francisco na exortação Gaudete et Exsultate nos ensina o caminho da santidade proposto por Jesus
Cristo. O caminho são as bem-aventuranças apresentadas na liturgia dominical.
Elas não pedem a realização de grandes e extraordinárias ações. Elas retratam a
vida de Jesus e quando vividas fazem os cristãos ser semelhante a Ele; ser
pobres em espírito, ser mansos diante da tentação da violência, estar juntos
aos que choram, ser misericordiosos, ter fome e sede de justiça, ser puro de
coração, promover a paz e ser perseverante em meio aos problemas.
Que os santos intercedam a Deus por nós.
Texto de Dom Rodolfo Luís Weber, Arcebispo
de Passo Fundo (RS), no
site da CNBB.
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PROGRAMAÇÃO – DIAS 01 e 02 DE
NOVEMBRO
DIA 01/11: "FESTA DAS ALMAS"
18h, Procissão da Igreja Matriz de Ocara para o Cemitério da Sede;
Em seguida, Santa Missa.
DIA 02/11:
08h, Santa Missa na Igreja de São Francisco, Serragem;
09h, Celebração da Palavra na Capela Nossa Senhora da Conceição, Jurema dos
Vieiras;
16h, Celebração da Palavra na Igreja São Sebastião, Curupira;
18h, Santa Missa em frente ao Cemitério da Sede de Ocara.
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